CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

18 de abril de 2009

Este Pais é um Colosso

Numa das minhas visitas habituais ao meu centro de saúde local, à 2 meses, fiz algo que ninguém faz, li todas as informações que estavam encavalitadas no pequeno placard na pequena sala de espera.
E deparei-me com isto :



Em pormenor aqui

Deixem cá ver se entendo esta "porcaria" :

Para ser não dador é preciso fazer um cartão?

Mas não deveria ser o contrário?

Caso queira doar um orgão, faço um cartão de dadora.

Se tiver um acidente complicado de carro ou assim, e se por acaso viver mas só com a ajuda de máquinas, uma vez que sou inimputavel dessa forma, será que os meus orgãos vão para alguém ?

E quem é que decide isso ?

Se calhar vai para alguém que não merece, como um velho rico que só quer alongar mais uns anos de vida à minha pála.

Este tipo de manobras politicas são aquelas em que se vê muita coisa:

Primeiro: quem manda nisto só pode andar a gozar conosco;

Segundo, nunca houve respeito pela vida do ser humano.

Terceiro as listas de espera aqui em Portugal são um escandalo, seja para transplantes seja para operações.

E depois o estado quer mais bébés.


Se se fossem todos para o ******* é que era bom!

5 comentários:

Anónimo disse...

Em Portugal, o normal são as coisas a funcionar às avessas ;)

bj

Fada disse...

Creio que, desta vez, a intenção é boa... Porque quem não quer mesmo, acusa-se...

Eu estou inscrita como dadora de sangue, e de medula (tendo já sido contactada para doar, mas não era compativel), e quando eu morrer, levem o que der jeito e ainda servir, eu já não preciso e pode significar a vida de alguém.

Acho que esta atitude por parte das autoridades tem a ver com o perfil "preguiçoso" dos portugueses, em que mais facilmente se mexe "quem não quiser", do que se inscreve "quem até nem se importa de ser dador mas nunca se dá ao trabalho de se inscrever como tal".

A colheita dos orgãos é post-morten, logo, não se põe o caso de se estar "vivo em condiçoes de vegetal".

E muitas vezes penso, a propósito das doações: e se fosse eu ou um dos meus a precisar? Não entrando num esquema de "chantagem emocional", não deixo de pensar assim. E quantos e quantos acidentes de carro matam pessoas, mesmo "bem mortas", mas que ainda se poderia aproveitar orgãos, como olhos, coração, ossos...

Eu digo mesmo: "se eu morrer, aproveitem o que puderem, e o resto queimem ou enterrem debaixo das roseiras do quintal". Porque nesse dia, já estou livre e não preciso da casca que é o corpo. :)

Beijitos

Fada disse...

I.D.Pena, queria comentar o "Wet sorrow" no Lapsos do Tempo:

"E quando até queremos chorar, queremos mesmo muito aliviar a dor e os nossos olhos estão a arder, mas secos?...
:("

Mas diz que só os autores é que podem comentar... :s
Por isso, se é propositado, esquece este coment, se não é, fica aqui o coment...

Beijitos

mjf disse...

Olá!
Estou em sintonia com o comentário anterior da Fada...
Eu quando morrer, também acho que se os meus orgãos puderem ajudar alguem...que assim seja :=)

Beijocas

PGA disse...

They have this sort of lazy law for about at least 5 years.

It's actually funny they quit on you because some wealthly banker need an organ or two...

When someone has an accident they have minutes to save what they need.